Você entende seu lucro?

Para saber seu lucro, basicamente você precisa saber o quanto vendeu e o quanto gastou para adquirir os produtos que você vendeu. Todo produto tem um custo, e em termos simples, o dinheiro que “sobrou”depois que você cobriu este custo compõe o seu lucro.


Mas na prática as coisas podem ser um pouquinho mais complicadas. Por que? Porque para calcular seu lucro você precisa levar em consideração outros pequenos custos que as vezes ficam “escondidos”e a longo prazo podem prejudicar seu faturamento e a saude financeira do seu negócio. Por exemplo: se o seu pedido tem gasto com frete, o valor deste frete deve ser levado em consideração quando voce for calcular seu lucro. Os itens que voce compra de sessão 2, produtos que serão retirados para fazer sessoes, gastos com deslocamento para levar os produtos ate suas clientes, algum mimo ou presente que voce deu para alguma cliente especial... Tudo que envolve gasto e envolve custo deve ser levado em conta! A situação contrária também é válida: quando voce adquire produtos em promoção ou quando a Mary Kay te presenteia com produtos, você também deve saber o quão maior sera o seu lucro para que voce não perca a oportunidade de ganhar mais em cima desses produtos. Portanto, os dois lados devem ser observados: o cuidado para não perder dinheiro e o cuidado para não deixar de ganhar MAIS dinheiro.


Além disso, voce precisa entender como funcionam os descontos e as promoções que a Mary Kay oferece no momento de fechar seus pedidos para que voce faca pedidos inteligentes e consiga aumentar sua margem de lucro (e acredite, ela pode aumentar muuuuito se voce souber como montar um pedido inteligente). Esteja sempre de olho nas promoções do mês e nos requisitos dessas promoções (o que voce precisa fazer para alcançá-las).


Além disso, você também precisa ORGANIZAR o dinheiro do seu negócio independente. Como? Comece tendo uma conta bancária separada da sua conta particular. Se possível, tenha uma carteira separada, cartão de crédito exclusivo para fazer seus pedidos e para que no final do mês sua fatura e suas financas não virem uma bagunça! Perder o controle sobre o dinheiro da sua empresa NÃO é uma opção, certo?


Lembre-se também de que o seu dinheiro precisa girar. Só cobrir os custos dos pedidos e gastar todo o restante do dinheiro não vai manter seu negocio funcionando. Você PRECISA reinvestir parte do seu lucro no seu estoque ou em qualquer coisa que agregue valor ao seu trabalho (inclusive, muitas Diretoras aconselham que o lucro total seja reinvestido no negocio nos tres primeiros meses. Se isso for possível para voce, ótimo!). Construa sua pronta entrega, invista em tudo que sirva como ferramenta de trabalho e claro, com o que sobrar aproveite para investir em voce!


Ah, mas na teoria tudo isso é muito fácil né? Calcular o lucro sobre cada venda ou sobre cada produto vendido, lembrar das promoções, do frete, saber quanto eu lucrei ao todo no final do mês... Mas na prática a coisa pode ser um pouquinho diferente, sabe por que? Porque no dia a dia nem sempre teremos tempo para parar e calcular o lucro de venda por venda, lembrar quanto exatamente cada produto custou, qual foi o valor de promoção aplicado nesse produto que comprei no mês anterior e qual foi o custo desse mesmo produto neste mês, se eu dei algum desconto para uma determinada cliente em cima dos produtos que ela comprou, se cobrei alguma taxa de cartão ou de entrega para levar o produto até ela... Na prática é totalmente inviável lembrar de tanta coisa e calcular tudo... E o mais importante: sem margem para erros! Por mais que voce saiba exatamente todo o calculo que envolve o seu lucro, estamos todos sujeitos a erros, distrações e esquecimentos... E isso a longo prazo pode trazer risco para as financas do seu negócio independente!

Em certa ocasião, fiz uma pesquisa com algumas consultoras e perguntei a elas quais eram uma das maiores dificuldades que elas enfrentavam com o negocio Mary Kay. E a maioria delas respondeu que é não saber com precisão quanto elas lucram por mês com o trabalho de Consultora Independente. Não saber este tipo de coisa pode arruinar sua empresa! E isso serve para qualquer area de negocio! Não saber quanto voce realmente ganha, quanto voce gasta, quanto voce lucra é uma dor que sei que atinge muitas consultoras que com o tempo ate fazem muitas delas desistirem de serem empresarias da beleza. Algumas contraem dividas, outras não veem o “dinheiro entrando”e acabam abandonando tudo no meio do caminho.


Analisando tudo isso (dentre outros motivos), criamos no SmartPink o calculo do lucro que é feito automaticamente sobre cada venda e produto vendido, levando em consideração todos estes detalhes que citei acima. Você não precisara se preocupar em calcular seu lucro por horas e horas, com medo de errar na conta, com medo de gastar a mais ou ganhar a menos. Você não precisara mais ficar conferindo cada custo que envolve seu pedido, cada gasto em torno das suas vendas, cada taxa de cartão que voce cobrou ou deixou de cobrar: basta usar nossa ferramenta online que ela fará tudo por voce! Seu único trabalho é vender muito e usar o SmartPink para que ele possa trabalhar pra voce! Se quiser conhecer mais deste e de vários outros recursos que oferecemos, acesse www.smartpink.com.br e faca seu cadastro grátis!


Um abraço e ate o próximo post!